quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Surgimento da educaçao infantil

3 comentários:

  1. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento. Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.

    ResponderExcluir
  2. O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, as idéias de Frobel não foram aceitas por todos, havendo críticas severas e interpretações controvertidas. Alguns pedagogos, ou políticos daquela época, confundiam os Jardins, concebidos por Frobel, com outros tipos de instituições de caridade, casas de asilo, como as existentes na França, e com outros tipos de instituições européias que se distinguiam da proposta de Frobel.
    O surgimento dos estabelecimentos tipicamente educativos de educação infantil
    Foi Rui Barbosa, em 1882, quem reforçou a compreensão dos jardins de infância como estabelecimentos tipicamente educativos, no parecer e projeto da Reforma de Ensino Primário.

    ResponderExcluir